SPECIAL OFFERS Leave your e-mail here
central de reserva +55 (21) 2195-7800 | (21) 99855-0418
PT | EN | ES
Transforme o seu casamento em uma cerimônia sustentável

Dicas de como investir em ações que podem contribuir para o meio ambiente e bem-estar social

Uma das grandes tendências para os próximos anos é o casamento sustentável, conhecido como Eco Weeding. Vários casais têm apostado nessa proposta, já que o tema Sustentabilidade é cada vez mais recorrente no cenário mundial. O evento além de representar a celebração do amor é um convite para conhecer e adotar práticas que podem contribuir para a preservação ambiental.

Com o pensamento “Faça mais com menos”, os noivos podem investir em uma série de alternativas sustentáveis que incluem a produção de convites, lembrancinhas e até mesmo o traje dos grandes protagonistas da festa. Mas, além da consciência ecológica, o evento também pode ter cunho social, como a troca da lista de presentes por doações para ONGs e demais instituições de caridade.

Conheça algumas ações sustentáveis que podem ser adotadas para celebrar o grande dia.

Único ambiente

Para minimizar o uso e custo do transporte, opte em realizar a cerimônia e a festa em um mesmo espaço. O simples fato dos convidados não precisarem usar veículos, já é uma ajuda e tanta para reduzir a emissão do gás carbônico no planeta. Os hotéis, por exemplo, são uma ótima alternativa, já que os noivos podem usar o ambiente para se arrumarem, fazer a cerimônia e ainda para a noite de núpcias ou todo o período da lua de mel. A nossa Rede oferece um pacote completo nos hotéis localizados no Rio de Janeiro e em Brasília.

Convite

Atualmente, há diversas alternativas de convites, desde o mais simples com papel reciclado ou outros que podem incluir sementes na própria produção. Sendo assim é possível ter um convite que, até mesmo depois da cerimônia, permaneça na lembrança dos convidados em forma de uma planta. Esse mesmo tipo de papel também pode ser usado para produzir cartões de agradecimento para amigos e familiares.

RSVP

Evite desperdícios absurdos no fim do casamento. É muito importante confirmar a presença para prever a quantidade de convidados, algo que será fundamental para o planejamento do buffet assim como para decoração. Com isso, além de economizar, o seu evento irá gerar menos resíduos.

Decoração

Usando a criatividade é possível transformar alguns objetos em artigos de decoração, como por exemplo, um caixote de frutas pode virar uma estante charmosa, garrafinhas de vidro podem ser usadas como vasinhos de plantas. Priorize móveis feitos com madeiras de demolição e produtos artesanais.

Flores

A flores são fundamentais em casamentos. Mas a dúvida é sempre o que fazer com elas após a celebração. Para evitar esse transtorno, muitos casais têm investido em usar vasos plantados para ornamentar os espaços. Caso ainda queira usar flores de corte, a ideia é buscar projetos sociais que aceitem esse tipo de doação, muitos deles reaproveitam as espécies para presentear asilos e demais instituições. Priorize sempre flores típicas da região e estação.

Trajes da cerimônia

É possível garantir o vestido de noiva dos sonhos apostando em práticas sustentáveis, como a a reforma do traje de alguma amiga ou parente, ou então, ao fabricar a peça, verifique com o estilista se as sobras de tecido podem se transformar em vestidos para as daminhas. Já a roupa do noivo e das madrinhas podem ser confeccionadas em tecidos sustentáveis, como é o caso do linho, apoiando sempre produtores locais e artesãos.

Lembrancinhas

Para fugir do uso de papel e plástico, a proposta é distribuir mudinhas de plantas para os convidados, além de ser algo mais difícil de ser descartado, essa é uma forma de amigos e parentes manterem a lembrança da cerimônia. Isso também inclui os docinhos que podem ser embalados em tecido ou papel orgânico, o que pode agregar sofisticação ao bem-casado e demais delícias da festa.

Presentes de casamento

Uma prática que tem sido muito difundida entre os famosos é solicitar doações em vez de presentes de casamento. O casal real, Harry e Megan selecionaram sete instituições para receberem a doação dos seus convidados no lugar dos presentes. A mesma estratégia foi adotada pelo jogador de futebol argentino Lionel Messi e a esposa Antonela Roccuzzo, que optaram em ajudar a ONG Techo, que se dedica à construção de moradias de emergência para pessoas carentes. A ação, que já virou uma tendência, tem sido incentivada por grandes organizações, como a Unicef e canais de comunicação especializados em casamentos.

Clique aqui e conheça nossos hotéis no Rio de Janeiro e em Brasília.

Fontes:

Casamentos.com.br 

Gazeta Online

Lápis de Noiva

Noiva Ansiosa 

Recanto dos Sonhos

Revista Caseme 

Revista Icasei 

Terra